terça-feira, 19 de maio de 2009

NORDESTE





Área
1.558.196km²(18,3% do território nacional)
Habitantes
52.191.238(29% da população nacional)
Estados
AlagoasBahiaCearáMaranhãoParaíbaPernambucoPiauíRio Grande do NorteSergipe
Clima
Variações de Tropical a Tropical Úmido (interior); Litoráneo Úmido (litoral)

O Nordeste brasileiro é uma região de grande apelo turístico: centenas de praias com águas translúcidas e mornas, e areias brancas quase sempre emolduradas por coqueiros, caracterizam toda a sua extensa costa litorânea – são 3.338 km! Além das praias, que permitem inspiradores vislumbres do paraíso, o folclore, o artesanato e a culinária local encantam os visitantes. Nove estados compartilham este paraíso tropical – Bahia (BA), Ceará (CE), Pernambuco (PE), Sergipe (SE), Alagoas (AL), Rio Grande do Norte (RN), Maranhão (MA), Paraíba (PB) e Piauí (PI).
O grande número de cidades à beira-mar, entre elas oito das nove capitais, contribui para o contínuo desenvolvimento do turismo – a boa infra-estrutura e as características climáticas e culturais favorecem a atividade turística durante todo o ano. Com uma área de 1,57 milhões de km² (18,26% do território nacional), e cerca de 48 milhões de habitantes, o Nordeste baseia sua economia na agricultura, na petroquímica e na exploração de petróleo, mas o turismo ganha cada vez maior relevância no contexto econômico regional.
Com exceção de Teresina (PI), as demais capitais da região situam-se à beira-mar: Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Aracaju (SE), Maceió (AL), Natal (RN), São Luís (MA) e João Pessoa (PR). São cidades modernas e agradáveis, ligadas por uma identidade cultural comum e boa estrutura rodoviária e hoteleira, onde o patrimônio histórico, a beleza natural e a hospitalidade do povo atraem turistas de todos os cantos do mundo.
O Nordeste concentra alguns dos principais tesouros ecológicos brasileiros, como os arquipélagos de Fernando de Noronha (PE) e Abrolhos (BA), a Chapada Diamantina (BA), os Lençóis Maranhenses (MA) e o Delta do Parnaíba (PI). Ficam aqui, também, as praias mais badaladas e internacionais do Brasil, além de importantes centros históricos, com destaque para Salvador (BA), Olinda (PE) e São Luís (MA).
Saindo da extensa e paradisíaca planície litorânea em direção ao interior, o Nordeste tem uma grande área onde predomina um clima semi-árido e uma vegetação que perde as folhas para sobreviver a longos períodos de estiagem – é a Caatinga, que caracteriza os sertões da região. Todo o imaginário cultural do Nordeste está vinculado à dicotomia entre o litoral de natureza exuberante e o interior marcado pela seca. É nas cidades do interior que a cultura nordestina transparece com maior nitidez, especialmente no artesanato, na religiosidade e na expressão artística do povo sertanejo. As romarias de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE); a Feira de Caruaru (PE), e as festas juninas de Campina Grande (PB) são raras oportunidades para desvendar esta rica tradição, moldada na luta diária contra as inclemências do tempo e da vida.






Nenhum comentário:

Postar um comentário